Mar 21, 2016

Vamos conhecer o mundo #2 - Porto, meu velho amigo


Já lá vão uns dias que não vos escrevo. Mas podem ficar descansadas que não abandonei o barco (blog). Esta ausência deve-se apenas ao facto de ter ido duas semanas ao Porto e também se deve ao facto de andar super atarefada com aquela outra novidade importante que tinha para vos falar. Ainda não é hoje que vos vou contar o que se passa mas está mesmo para breve.
 
Entretanto, vou deixar-vos com algumas fotos do Porto, que é uma cidade muito especial para mim, não só por ser a minha terra natal, mas também porque para mim o Porto é tipo aquele velho amigo que está sempre lá para nos ajudar, para nos consolar, para nos ouvir e nos aconselhar, sem nunca sequer nos dizer uma palavra. O Porto traz-me paz, traz-me tranquilidade, traz-me coragem e acima de tudo inspira-me, faz-me voltar às origens e é sempre uma lição de humildade. Não me canso de olhar o rio, nem de contar as pontes e as suas histórias ao meu homem que me ouve sempre atentivamente como se eu fosse um guia turístico. Não me canso da velhice das casas (agora a serem todas recuperadas, mas sempre naquele mesmo tom por serem património mundial). Não me canso da melancolia, nem da nostalgia dos barcos rabelos, acostados no cais, quase que em jeito de peças de decoração naquele cenário. Não me canso de percorrer o cais de Gaia e de observar o outro lado da margem, onde encontrámos o Porto no seu esplendor. Não me canso de percorrer a rua de Santa Catarina e de parar na Mengos para um lanchinho. Não me canso de ouvir as senhoras venderem no Bolhão e nem me canso de ver toda aquela agitação matinal. Não me canso de ver o rio juntar-se ao mar, nem me canso de ir pôr os pézinhos na areia.
Gosto do Porto, gosto tanto do Porto. Mas gosto ainda mais agora que me sinto uma verdadeira turista nele. Não largo a máquina fotográfica, e aprecio todos os cantos. Nos dezoito anos que lá vivi nunca tinha parado verdadeiramente para admirar o que quer que fosse. Nunca tinha reparado que a rua das Flores é absolutamente encantadora, nem nunca tinha verdadeiramente apreciado um café numa esplanada na Ribeira. Também nunca tinha realmente apreciado a arquitectura magestral que rodeia a Avendida da Liberdade, nem nunca tinha parado para ver o azulejos na estação de São Bento.  E sim, já tinha estado nestes lugares todos, obviamente, mas aquilo que conseguimos ver e observar quando sabemos que temos os dias contados nestes sítios é incrível.
Há tanto a descobrir no Porto. E eu voltarei tantas vezes como aquelas que puder para observar mais um qualquer detalhe, mais um momumento, mais um azulejo, mais um barco rabelo. Sei lá eu.
A única coisa que sei, é que eu e o Porto somos velhos amigos.





















3 comments:

  1. Quando se esta fora do país as coisas apreciam-se de outra maneira!! Gostei muito da descrição!

    Maria

    ReplyDelete
  2. Uma cidade bonita!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esta é sem dúvida a minha cidade favorita Isabel!! Já viajei muito mas ainda não encontrei nenhuma com o mesmo encanto! =)

      Delete

Your thoughts