Feb 10, 2016

Vamos conhecer o mundo #1 - Lyon

Queria partilhar convosco aquilo que mais me enche o coração e aquilo que mais me enriquece a alma, as viagens. Claro que aquilo que mais gosto de fazer é maquilhar, mas é nas viagens que procuro o alento e é nas viagens que muitas vezes me inspiro e renovo as ideias. Por isso, e porque acho que todos deveríamos de alguma forma conhecer o mundo, decidi partilhar convosco as minhas viagens, que não sendo as mais luxuosas ou paradisíacas, são aquelas que me permitem viver outras emoções e outros ares.
 
Depois do ano novo, eu e o meu marido (sempre pronto a fazer a mala e rumar a outro porto) decidimos que precisávamos de uns dias de descanso e de romance. Quando se tem filhos, acho importantíssimos que, de quando em vez, o casal seja apenas isso, um casal, sem interrupções de choros, de mudas de fraldas, de biberões. Não estou a dizer que não gosto de ser mãe e que o meu filho destruíu o que quer que fosse na relação que tenho com o meu homem porque pelo contrario, ele apenas juntou coisas positivas à nossa vida. Mas às vezes precisamos de ser só nós os dois.
Posto isto, sabíamos que só tinhamos mesmo o fim-de-semana disponível e por isso era necessário escolher um sítio perto, e assim chegámos à escolha de Lyon, que fica a duas horas de carro de onde moramos.
 
Foi uma agradável surpresa Lyon. Uma cidade de dualidades, de um lado do rio temos uma vila velha, pitoresca e tradicional, e do outro insurgem-se os enormes prédios vidrados e os shoppings gigantescos. Não é a toa, que Lyon tem um dos maiores centros comerciais da Europa, O Part de dieu com mais de mil e não sei quantas lojas. Eu e o homem perdemo-nos lá dentro imaginem só.
A arquitectura da cidade é grandiosa, em cada rua, em cada monumento, em cada edifício, os detalhes são encantadores e para os amantes de igrejas, como eu e como o sr. meu esposo, a basílica é um ponto incontornável e extremamente admirável. Encontrei nesta basílica, um altar à Nossa Senhora de Fátima e aos três pastorinhos. De realçar que tem uma vista sobre a cidade que é de tirar o fôlego e que nos permite reperar os pontos mais importantes daquele lugar. Achei giríssimo o facto de Lyon ser uma quase-cópia de outras cidades. Existe uma mini versão do London Eye de Londres, uma mini Torre Eifel que não se percebe muito bem o que é, existe uma alusão ao modernismo Nova iorquino nos prédios vidrados e muito iluminados.
Surpresa foi também a gastronomia. Durante toda a estadia em Lyon, pudemos desgustar os melhores restaurantes e tivemos a sorte de ser sempre muito bem servidos. Podia lá voltar nem que fosse só para comer,
Quanto ao hotel, ficámos no Mama Shelter, um conceito de hoteleiro bem diferente do tradicional, muito mais descontraído e muito original.
Ficam algumas fotografias (bem amadoras, que posso ser boa em muita coisa, mas fotografia ainda não é uma delas).
 
 





























4 comments:

  1. Não me importava nada de conhecer...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. É muito bonito e vale a pena conhecer Isabel! =)

      Delete

Your thoughts