Feb 10, 2016

O meu glossário maquilhagem #5

 
Minhas caras alunas, eu sei que vocês são muito atentas e estão com muita ânsia de apreender mais qualquer coisa nesta bela língua que é o francês, por isso hoje trago-vos mais uma palavra, ou melhor uma expressão, o "fond de teint". E que é isso do fond de teint? Ora é nada mais nada menos que o produto de eleição do mulherio, a base. Se fossemos traduzir à letra, fond de teint seria "fundo da tez", o que tem a sua lógica porque a função principal da base é melhorar a nossa tez, cobrindo mais ou menos as imperfeições e uniformizando a pele no geral.
Em inglês, a tradução é similar e não anda longe do francês "skin foundation".
 

A base é um produto muito versátil e os avanços no desenvolvimento deste produto têm sido tantos que já podemos encontrar bases de variadíssimas formas, tons e subtons, texturas, e para todos os tipos de pele. Existem desde as formulas em creme, aos pós, sem esquecer as novas invenções em almofadas, as "cushion".
 
Quanto à história do fond de teint, essa começa bem lá atrás. Eu conto-vos tudo.
 
Na Grécia antiga utilizava-se o pó de giz para aclarar a tez.
 
Na Roma antiga, e também com o intuito de aclarar a pele, utilizava-se uma pasta tóxica feita de branco de ceruso (à base de chumbo e actualmente banida da composição de produtos cosméticos). Esta pasta era extremamente prejudicial à saúde e por isso foi mais tarde banida.
 
Na Idade Média, aplicava-se o branco do ovo cru para alisar e melhorar o toque da pele.
 
Na época Victoriana, aplicava-se uma mistura à base de óxido de zinco, de mercúrio e de nitrato de prata para branquear a pele.
 
Século XIX, Ludwig Leichner inventa a primeira base em forma de stick, formulada a partir de ocre, de zinco e de gordura de porco. Apenas utilizado no teatro devido à sua fórmula espessa.

Primeira base inventada por Ludwig Leichner

 

 Nos anos trinta, Max Factor, criador da marca com o mesmo nome, lança a primeira base compacta, a famosa Pan Cake, que tinha um efeito muito mais natural e que foi rapidamente comercializada. De tal maneira que em 1940, uma em cada três americanas possuía esta base.

Pan Cake - Max Factor

Nos nossos dias, esta base pan cake ainda é comercializada, apesar de ter mudado a embalagem, a fórmula e a composição mantêm-se a mesma. Mas além desta, podem encontrar mais umas 1567 bases diferentes e por isso não há desculpa para não encontrarem a base ideal para vocês. Tenho certeza que ela está algures por aí, é só procurarem.

 
 


2 comments:

Your thoughts