Jan 10, 2017

The power of makeup


Eu não tenho simplesmente um blog, ou melhor, eu tenho o blog mas eu tenho o meu atelier onde maquilho pessoas para diversas ocasiões e onde dou workshops. Algumas pessoas, aquelas que gostam mesmo de saber se nos estamos a sair bem (no fundo estão a torcer para que corra tudo mal) essas pessoas vão mandando para o ar umas dúvidas sobre a real existência de um espaço meu. Uma das coisas sobre a qual me interrogam é: "Se fazes maquilhagens porque é que nunca vemos as fotografias dos teus trabalhos?" E hoje eu vou dedicar uns preciosos minutos da minha vida a responder a isso porque imagino que seja uma questão que apoquenta imensa gente e que chega mesmo a tirar o sono a algumas e eu não quero ser responsável por noites mal dormidas.

Ora, vamos por pontos. Primeiro ponto,eu tenho uma política de privacidade em relação às minhas clientes. Quando as clientes vêm aqui para serem maquilhadas por mim, ou quando vêm aqui para aprender comigo, não vêm aqui para ter a fotografia delas exposta aos meus 2158 seguidores do Instagram, nem aos 2111 do Facebook. Algumas dessas clientes ficam mesmo incomodadas só com essa possibilidade e pedem para não publicar nada e por isso mesmo eu nem sequer tenho o hábito de o fazer. A cliente vem, eu maquilho segundo o que ela deseja e ela vai à vidinha dela. Quando se trata de workshops, as clientes tiram uma fotografia antes e depois para puderem fazer uma avaliação das diferenças antes e depois mas também essas fotografias ficam em privado.

Segundo ponto, mesmo quando as clientes não se incomodam e não se importam de tirar fotografias antes e depois da maquilhagem, eu não gosto de publicar esse tipo de coisas. Apesar de não me ajudar em nada (sou péssima a fazer publicidade ao meu trabalhinho) prefiro manter essas fotografias no meu portfolio que está aqui no atelier e que pode ser visto por quem cá vem visitar-me. E estão vocês a perguntarem-se porque é que eu não publico as fotografias uma vez que tenho o consentimento das clientes? Porque os comentários a essas mesmas fotografias podem ser cruéis. Vou dar-vos um exemplo. Atentem nas fotografias seguintes.

Eu diria que esta rapariga tem uns olhos castanhos que podem ir com imensas cores, que tem um formato de rosto muito bonito, oval que não necessita de correção alguma, diria ainda que ela tem um arco de sobrancelha perfeito. E vocês o que diriam dela? Aposto que não viram as mesmas coisas que eu!
Agora ao contrario. Continuo a dizer que o rosto dela tem uma forma espectacular, continuo a dizer que os olhos castanhos ficam lindamente com estas cores, e continuo a dizer que o arco das sobrancelhas é perfeito. Simplesmente agora vemos isso e não os defeitos do rosto. Tudo ficou mais definido.
E é por isto que eu não publico fotografias do antes e depois. Se esta fotografia tivesse ido parar ao Instagram ou ao Facebook certamente que teriam havido comentários do estilo "Ui nem parece a mesma pessoa! Que horror sem maquilhagem!". E é por isso que este estilo de fotografias não vai para as redes sociais, para evistar comentários maldosos ou pouco simpáticos.

A maquilhagem ajuda-nos a realçar aquilo que de melhor há em nós, mesmo nos dias difícéis, mesmo nos dias em que nos sentimos vencidos pelo cansaço, pela rotina. E eu adoro ver a satisfação das minhas clientes quando acabo uma maquilhagem. Ver como elas ficam entusiasmadas, como se apercebem que realmente todos temos pontos positivos para realçar, como todas temos beleza em nós. Mas não é por isso que eu me sinto no direito de exibir a imagem dessas pessoas nas redes sociais. Não tenho nada contra as maquilhadoras que o fazem, cada um saberá do seu trabalho e da maneira como o explora, mas da minha parte muito dificilmente irão ver este tipo de publicações, a não ser aqui no blog de vez em quando e com pessoas que fazem de modelo para mim e que já sabem que é para isto.

27 comments:

  1. A maquilhagens faz milagres
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ReplyDelete
  2. Ana, compreendo perfeitamente o teu ponto de vista e a tua atitude. Até porque, como referiste as pessoas podem ser muito cruéis.
    Se eu gostava de ver maquilhagens? Sim, porque tens imenso talento. Mas não me importo de me contentar com as que nos vais mostrando (tuas) no instagram. Porque não precisas de provar nada a ninguém e porque uma coisa é o blog, outra é o teu trabalho. E este post só revela seres uma excelente profissional.
    Beijinhos, querida.
    lefashionaire.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado querida! De vez em quando eu publico umas maquilhagens aqui no blog, mas essas normalmente são feitas de propósito para o blog com o intuito de demonstrar algo preciso e faço-o em pessoas que estão ao corrente de que é para o blog.

      Muito obrigado pelo teu apoio querida! =)

      beijinho

      Delete
  3. Adorei esta publicação!
    Concordo contigo... a maquilhagem ajuda imenso a realçar os pontos fortes de cada pessoa! :)
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exactamente! Há quem diga que a maquilhagem muda as pessoas, mas eu acho que uma maquilhagem, quando bem feita, apenas ajuda a realçar o que temos de melhor. =)

      beijinho

      Delete
  4. Percebo perfeitamente a tua posição querida. Também não partilho tudo o que faço por isso mesmo. Até para mim aparecer sem maquilhagem é um martírio por causa desse ódio gratuito todo que há na net, quanto mais sujeitar outras pessoas a isso!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exactamente, é o ódio gratuito que me preocupa nesse género de publicações. Quando se trata da minha imagem isso preocupa-me menos porque é minha responsabilidade e eu já estou habituada a lidar com isso. Mas não posso sujeitar outras pessoas a ler comentários maldosos e pouco convinientes.

      Delete
  5. Compreendo, na sociedade de hoje em dia há coisas que mais vale evitar. Fazes um excelente trabalho. kiss^^

    Patsilvarte

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado querida! A sociedade é demasiado crítica, esse é o problema! =)

      beijinho

      Delete
  6. O poder da maquiagem é uma coisa incrível!
    http://vinipratez.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. a maquilhagem tem mesmo o poder de transformar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ReplyDelete
  8. Entendo perfeitamente a tua posição :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sou péssima a fazer publicidade ao meu trabalho. =)

      Delete
  9. Beautiful post! Follow me back! ♥
    forgirlsonly-ofg.blogspot.com

    ReplyDelete
  10. Adorei o teu post! Adorei os pontos de vista que expões!

    Bjxxx

    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Teresa. Nem sempre é fácil fazer as pessoas compreenderem que nem tudo tem que estar exposto ao Facebook e os Instagram! Há uma privacidade a respeitar.

      beijinho

      Delete
  11. Há pessoal que diz que envia a mensagem errada, principalmente para as meninas que estão a crescer... até pode ser verdade mas a verdade é que a maquilhagem nos deixam confiantes!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro, a maquilhagem realça o melhor de toda a gente e isso só nos pode deixar mais confiantes. =)

      beijinho

      Delete
  12. Olá Ana,

    UAU! Que transformação.. gostei muito do seu trabalho e desejo muito sucesso!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ReplyDelete
  13. A maquilhagem muda mesmo uma pessoa eu adoro maquilhar-me.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  14. Muito obrigado, querida :)

    A maquilhagem tem muito poder, mas só tem poder quem souber maquilhar... E tu tens feito um excelente trabalho :D As tuas meninas ficaram lindas!

    NEW DECOR POST | Tips to Have a FABULOUS Scandinavian Living Room.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete

Your thoughts