Aug 20, 2016

Três passos para uma pele perfeita


Aconteceu-me várias vezes de ter uma maquilhagem espectacular e estar em frente ao espelho à noite e não ter vontade nenhuma de tirar aquilo tudo. Por mim ia de boa vontade para a cama assim e não me mexia durante a noite toda para puder acordar exactamente igual no dia seguinte. Mas todos nós sabemos que na realidade o mais provável era eu acordar e parecer um panda todo borrado. Além disso, a nossa pele precisa de nutrientes e de frescura para se puder hidratar durante a noite para que no dia seguinte esteja perfeita a receber de novo uma linda maquilhagem.
Eu confesso que já fui a pessoa mais preguiçosa do mundo em termos de cremes mas depois comecei a perceber que não estou a ir para nova e que é bem mais fácil de manter tudo (mais ou menos) no sítio se tivermos uma pequena ajudinha na hora da hidratação e de limpeza.
Estes são dois passos que andam sempre de mão dada e por isso só funcionam na sua plenitude se forem feitos juntos. Ou seja, se não limparem como deve de ser, a pele não estará pronta a receber o que quer que seja como creme hidratante. Por outro lado, uma pele limpa precisa absolutamente de uma ajuda extra para repôr aquilo que perdemos durante o dia e para restaurar a hidratação. Por isso esta é uma regra de ouro no tratamento da nossa pele: Limpeza e hidratação sempre em conjunto.
Quanto à minha rotina, devo dizer em primeiro que ela é adaptada a uma pele oleosa e com tendência acnéica. Tenho uma pele um bocado ranhosa e já tive graves problemas de acne por isso não posso colocar qualquer coisinha aqui em cima sob risco de me tornar num vulcão de borbulhas. Se vocês têm problemas de acne devem consultar imperativamente um dermatologista.

Vamos começar pela limpeza, eu utilizo à noite a mousse de limpeza matificante da Avène. Esta mousse ajuda a retirar a maquilhagem do rosto sem agressões porque não tem sabão no seu conteúdo. Depois da mousse, se a maquilhagem tiver sido elaborada e não sair por completo, gosto de passar um algodão pelo rosto com a água micelar também da Avène para peles com imperfeições e oleosas. Esta água permite que os restos de maquilhagem desapareçam por completo e permite que a pele fique pronta a receber os passos seguintes.

Depois de bem limpar a pele, passamos à tonificação. E porque é que é importante tonificar? Porque os poros agradecem e porque a nossa pele precisa de equilibrar o pH e essas são as funções do nosso amiguinho tónico. Além disso, se vocês usam desmaquilhantes gordurosos o tónico vai ajudar a eliminar os restos dele que ficam na nossa pele a obstruir os poros. Eu uso o tónico da Avène que é maticante e acreditem em mim, ele matifica mesmo. Aquela sensação de pele oleosa desaparece por completo e o rosto fica muito equilibrado. Basta um pequeno algodão e um pouco de tónico para ficarem com um rosto sedoso e sem irritações.
Depois passamos ao ultimo passo, a hidratação. Começo por o creme da Vichy o Idéalia para o contorno dos olhos. Utilizem sempre um creme em específico para esta zona do rosto porque esta é a parte mais sensível que temos e os cuidados de hidratação devem ser redobrados. Apliquem com o dedo anelar com pequenas pancadinhas e sem grande pressão em toda a zona da olheira. Em seguida, passamos ao creme hidratante do rosto. Eu escolhi o Normaderm da Vichy porque é um anti-imperfeições  e para peles como a minha é sempre bom ter precauções.
Quanto às manhãs, opto apenas por uma pequena limpeza com a água micelar, passo o tónico e faço a hidratação. Sim, o rosto também deve ser limpo de manhã porque a nossa pele produz muita gordurinha durante a noite e portanto deve ser eliminada antes de qualquer hidratante ou maquilhagem.
Eu sei que parece um processo chato e prolongado para se fazer todas as noites e todas as manhãs mas na verdade não é e depois de uma pessoa se habituar isto é coisa para demorar uns 5 minutos e está arrumado.
Pensem que quanto melhor tratarmos da nossa pele mais ele vai durar e melhor as nossas maquilhagens vão ficar.

23 comments:

  1. Ola Linda, adorei o post, Bjs Obrigada:) bom fim de semana:)
    Novopost:
    https://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/08/paez-2016-summer-collection.html#more

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Karina! Ainda bem que gostaste! =)

      beijinho

      Delete
  2. Ótimas dicas! Limpar e hidratar a nossa pele é muito importante :)

    http://myfashionsenseblog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado querida! É o mais importante mesmo! =)

      Beijinho

      Delete
  3. Replies
    1. Obrigado! eu também utiliso o protector! Muito importante sim!

      beijinho

      Delete
  4. O ano passado tive um cuidado enorme com a minha pele, especialmente com o rosto, usei montes de cremes e até senti o efeito. Neste verão descuidei-me bastante com isso... Não devia! Beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nunca nos devemos descuidar querida! é a nossa pele precisa de ajuda! =)

      beijinho

      Delete
  5. Amei as dicas, confesso que estou na fase -megapreguiçosa- em relação a make, preguiça de fazer, preguiça de tirar.

    Preserve Suas Raízes | Fã Page

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aahaha Passamos todos por essa fase! =) Mas mesmo sem maquilhagem é sempre importante tratar da nossa pele! =)

      beijinho

      Delete
  6. Thank you for sharing such nice things! I am
    following you and would love for you to follow back.
    Best wishes, Mimi
    http://inmyprimetime.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. You're welcome! Thank you for the visit! I'll take a look at your blog! =)

      Delete
  7. Obrigada! ♥
    Eu ADORO esse tónico da Avène! Uso-o diariamente.
    https://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já somos duas então! Não passo sem ele! É tão bom!

      beijinho

      Delete
  8. Antes era uma preguiçosa e raramente limpava o rosto, agora, depois de muita dedicação em fazer isso todos os dias, já se tornou rotina e já é um passo obrigatório antes de ir dormir :)

    http://the-morning-sunshine.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É sempre assim no início! Temos sempre preguiça mas depois com o tempo começa a ^tornar-se uma rotina e fica mais fácil. =)

      beijinho

      Delete
  9. É mesmo :D

    Feliz ou infelizmente, a minha pele não tolera produtos nem da Avéne nem da Vichy :/ No entanto gostava de testar essa loção matt :D

    NEW DIY POST | Leather Zipper Clutch.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete
  10. Este post vai me ajudar imenso! Eu por acaso gosto muito dos produtos da avene :)
    Beijinhos!

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/08/revelacao-by-sweetie-mes-de-julho.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda bem que te consigo ajudar! Eu sou apaixonada pela Avene! Foi a minha salvação na época em que tive acne e nunca mais os larguei! =)

      beijinho

      Delete
  11. Muito bom , adorei as dicas , minha pele anda precisando ser tratada melhor ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Geovana! É sempre importante tratar da nossa pele! =)

      beijinho

      Delete

Your thoughts