Hoje o assunto é ligeiramente mais aborrecido mas sinto que também devo falar sobre isto por representar um certo perigo para a nossa saúde e por achar que não há lá grande informação no mercado. Calma, eu não vou falar sobre a candidatura do Donald Trump às presidenciais, apesar de considerar que isto é algo igualmente perigoso para a saúde do mundo inteiro em geral, mas não, não é sobre isso que se fala hoje por estes lados. Hoje o assunto é parabenos (eu sei, o Donald Trump tinha mais piada mas tem de ser).
Certamente, se já passaram por uma gravidez, já ouviram falar nos ditos parabenos, e, se ainda não passaram por esse estado de graça, provavelmente também já ouviram falar mas com menos frequência e inquietação.
Os parabenos são um grupo de preservantes usados na cosmética para manter os produtos frescos e sem micróbios. Até ao ano de 2004 a malta nunca se interessou muito pelo facto de um produto ter ou não na sua composição os parabenos mas, depois de um estudo realizado nesse mesmo ano em que se detectou a presença destes preservantes em tecidos cancerígenas, a humanidade ficou em modo alerta e começaram então a ser lançados os produtos "paraben-free". No entanto, estes estudos não comprovam o perigo dos parabenos para a saúde a longo termo, pois a concentração destes nos produtos de cosmética é mínima e muito inferior à considerada perigosa para a saúde publica.
Os parabenos foram também associados às recentes descobertas de ligação entre o uso de desodorizante e o cancro da mama. Cada vez mais, a indústria cosmética tenta renovar-se e encontrar alternativas aos parabenos para que as mulheres não sintam qualquer receio na hora de comprar maquilhagem ou qualquer outro produto.
Muito sinceramente, eu só descobri isto quando engravidei e quando passei a ver em quase todos os produtos que comprava para grávida esse logo "paraben-free". Durante os nove meses de gravidez e mais uns meses depois da nascença do meu piolho, fiz imensa atenção aos produtos que usei porque é um período de muita sensibilidade para o corpo da mulher e porque a nossa pele absorve tudo o que lhe pomos e ainda transfere para o nosso pequeno baby que cresce dentro de nós. Depois desta fase, confesso que não irradiei por completo os parabenos da minha vida. Mas há cada vez mais opções e garanto-vos que a indústria cosmética está a trabalhar no sentido de irradiar por completo os parabenos. Acredito que mais cedo ou mais tarde a situação esteja perfeitamente controlada e os parabenos sejam inexistentes na cosmética mas até lá também não precisam de ter medo que por enquanto as quantidades presentes nos nossos produtos não são suficentemente grandes para representarem um verdadeiro perigo. Por outro lado, tenham muito cuidado se o Donald Trump ganhar a corrida às presidenciais é que ele já tem tanta plástica e tanto cosmético em cima que deve ser uma infestação de parabenos ambulante.
Gostei muito do post, muito informativo!
ReplyDeleteEstou a seguir o blog :)
http://myfashionsenseblog.blogspot.pt/
Obrigado querida! =)
DeleteBeijinho
Nunca estive grávida mas os parabenos são algo que volta e meia oiço falar :) Ainda bem que não há grande perigo!
ReplyDeleteBeijinhos
Blog ChocoPink / Instagram / Facebook
Com as grávidas é sempre mais perigoso porque a pele está mais receptiva a tudo! Quase todos os produtos de grávida são sem parabenos.
Delete=) beijinho
Obrigado :) Ohn e por que razão não haveria de estar? Compro imensa coisa na feira sem qualquer problema ehehe :)
ReplyDeleteNEW REVIEW POST | Yves Rocher: Pore Reducing Sérum.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Em relação ao teu post: adoro o facto de ser algo extremamente útil e que vai tirar muitos "macaquinhos do sótão" a muita gente!!!
ReplyDeleteNEW REVIEW POST | Yves Rocher: Pore Reducing Sérum.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
é sempre bom estar informada.
ReplyDeleteIsabel Sá
Brilhos da Moda
Claro Isabel! Informação nunca é demais. =)
Deletebeijo
Pode ser um assunto "ligeiramente mais aborrecido" mas tem de ser abordado :)
ReplyDeleteMY KIND OF JOY
Claro! E por isso mesmo decidi abordar o tema na mesma! =)
Deletebeijinho
não sabia disso, nem conhecia ><
ReplyDeletehttp://geoaraujoand.blogspot.com.br/
Muita gente não sabe nem conhece os parabenos porque não é um assunto muito falado! =)
Deleteobrigado pela visita!
Por acaso não fazia ideia do que eram. Adorei o post! :)
ReplyDeleteGostei muito de conhecer o seu blog, já sigo :)
Beijinhos
Universo da Marta
Obrigado Marta! Ainda bem que gostaste! =)
Deletebeijinho
Realmente já tinha percebido que os parabenos eram maus, mas não sabia porquê! Obrigada pelo post tão informativo :)
ReplyDeletexx
https://la-veine.blogspot.pt/
De nada querida! Ainda bem que é um post útil! =)
Deletebeijinho
Belo post!
ReplyDeleteObrigado Marta! =)
DeleteA minha mãe faz reação alérgica ao parabenos. Estou na segunda gravidez e nenhum dos meus obstetras, sendo que tenho experiência em dois países distintos me falaram sobre o parabenos, talvez pelos produtos próprios para grávida não terem.
ReplyDelete