Jul 11, 2016

Portugal e um grande orgulho no peito


É impossível não falar sobre isto, sobre este grande feito de ontem à noite, desta grande conquista que não deixou uma Europa inteira dormir. Portugal sagrou-se campeão europeu ontem num duelo frente à equipa do galo! É irónico o símbolo da Franca ser o galo e eles terem cantado tanto de galo antes do jogo para afinal se ajoelharem perante a grandeza do nosso pequeno Portugal não é?

Como emigrante, esta conquista tem um sabor especial. Fora do nosso país somos muitas vezes vistos como o povo da Super Bock, do bacalhau com batatas, e dos trolhas. A realidade não é mais esta mas infelizmente ainda é assim que somos muitas vezes vistos. Enquanto português aqui na Suiça, sinto que somos os defensores da nossa bandeira, da nossa pátria, da nossa terra que, apesar de ter sido deixada para trás no momento em que decidimos emigrar, não deixa de nos acompanhar no coração.

Aqui (leia-se estrangeiro, fora do território Português)  poucos acreditavam em Portugal. Aqui poucos viam Portugal como um possível candidato ao título. Aqui, à medida que Portugal foi avançando na competição, foram-se arranjadando teorias, argumentos, insultos e sabe-se mais o quê, para justificar a insignificância dos avanços portugueses. Ou porque o jogo que fazíamos era "dégueulasse" e não interessava a ninguém, ou porque Portugal não ganhava, apenas empatava, ou porque o Ronaldo não estava para aí virado e apesar de deixar tudo naquele campo não estava de todo a fazer um bom euro e a equipa ressente-se, ou porque o Quaresma era (é) cigano, ou porque estavamos claramente a ter ajuda do padre de Lyon que faz exorcismos. Aqui a imprensa massacrou Portugal e nunca lhes foi atribuído qualquer mérito pelos avanços e conquistas.
Portanto, aqui esta vitória teve um sabor especial. Aqui passámos da equipa da super bock que ia claramente ser eliminada na fase de grupos aos campeões europeus que derrubaram a fabulosa, extraordinária, mais que favorita Franca. Melhor ainda? Derrubámos sem a presença dos pés mágicos do Ronaldo que foi claramente arrumado para canto por presunção estúpida dos franceses de que a nossa equipa ficaria desarmada sem ele.
Aquilo que eles não contavam era com a força que a motivação nos pode trazer. Aquilo que eles não contavam era com um Éder propulsionado por um Ronaldo lesionado mas com muita sede de vencer. Aquilo que eles não contavam era com um Rui Patricio maior do que todos os remates, cabeceamentos, fintas ou artimanhas. Aquilo que eles não contavam era com um Quaresma com tanta vontade de jogar que podia até "esganar" alguém. Aquilo que eles não contavam era com uma claque organizada por um Macaco que fazia arrepiar os cabelos mais pequenos do nosso corpo. Aquilo que eles não contavam era com uma imensidão de emigrantes revoltados e insultados que se insurgiram da insignificância de emigrante para defendor a pátria e a selecção.

Ontem a Europa (ou pelo menos muitos sítios dela) não dormiu. Porque da nossa insignificância conseguimos fazer o maior espectáculo, o maior triunfo, o maior orgulho. Porque da nossa humildade, festejamos até numa festa que já tinha sido presunçosamente preparada para a vitória da França, toda ela de azul, branco e vermelho. Mesmo assim nós festejámos sem reclamar, porque afinal o que importa é que o galo da Franca cantou cedo demais e esqueceu-se que também nós temos galo (o de Barcelos) e que também nós podemos agora cantar de galo. E foram milhões a cantar ontem à noite. Aqui, em Portugal, no estádio, em muitos lados. A voz de Portugal ontem fez-se ouvir e o patriostismo fez-se ver e sentir.

Orgulhosamente Portuguesa e o resto que se foda. Dégueulassement campeões.

5 comments:

  1. Ana, amei o teu texto. Os meus dois irmãos também são emigrantes e acredito que as tuas palavras sejam as deles e a de todos os emigrantes. Beijinhos e viva Portugal! Viva os Portugueses!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Patrícia! Ainda bem que gostaste do texto! Os emigrantes, como eu e como os teus irmãos, viveram este europeu de forma muito especial. Foi com muita Alegria que festejámos a gloria de Portugal! =)

      beijinho

      Delete
  2. Faço minhas as tuas palavras (= Viver em França e acompanhar de perto o que se passou, foi um sentimento sem igual. Não é só no futebol que eles têm a mania que são os maiores, nós somos sempre os coitadinhos, os pobrezinhos que vieram do terceiro mundo e que não sabem nada. Domingo engoliram a arrogância toda com que nos tratam quando Portugal lhes ganhou naquele campo e foi uma sensação sem igual

    ReplyDelete

Your thoughts