Jun 6, 2016

Alicia Keys de cara lavada



Aqui por casa gostamos todos de futebol, e portanto no dia 28 de maio, aquando da final da Liga dos Campeões, estávamos todos sintonizados com o que se estava a passar no estádio de Milão e assistimos à actuação da Alicia Keys na abertura do jogo. Lembro-me de estar a observar a Alicia, uma das minhas paixões no meio musical, e lembro-me de comentar "A mulher estava com pressa. Nem se maquilhou nem nada." Afinal eu não percebi bem a coisa. Afinal o objectivo era mesmo esse. Aparecer de cara lavada sem recorrer a uso nenhum de produtos de maquilhagem.
Este é o tipo de aparições que são imediatamente criticadas. Imagino que, tal como eu reparei, outros tantos milhões devem ter reparado, e poucos dias depois a moça escreveu uma carta para explicar o porquê da "não utilização" de maquilhagem na Liga dos Campeões.
Segundo esta carta, a artista explica que não se quer sentir uma escrava da imagem e "porque não me quero voltar a cobrir." Além disto, Alicia afirma que antes vivia aterrorizada quando saía à rua sem maquilhagem porque tinha medo que lhe pedissem para tirar uma fotografia e esta acabasse por ir parar às redes sociais.
Ora, como maquilhadora, acho isto de uma imensa parvoíce que mete dó. Acho que estamos perante um caso de 8 ou 80. Admiro a Alicia Keys e todo o seu trabalho artistico mas acho esta atitude um bocado desorientada. Assim de um dia para o outro fomos de maquilhagens poderosas para uma cara completamente despida. Compreendo que talvez o estilo de maquilhagem que lhe pussessem fosse pesado e que fosse um estilo bem elaborado devido à exposição mediática a que estava sujeita, mas também acredito que existe um meio termo entre isso e aquilo que se viu na Liga dos Campeões. Existem estilos de maquilhagens bem menos elaboradas, maquilhagens que apenas realçam aquilo que temos de melhor, e que mesmo sendo maquilhagem, deixam bem transparecer aquilo que somos. Não acho de todo que o facto de uma mulher se maquilhar mude em alguma coisa aquilo que ela realmente é. Acho que a Alicia só precisava de ter encontrado esse meio termo, esse entre dois. 
Não acredito muito na força deste pseudo-movimento anti-maquilhagem. A maquilhagem já deu provas suficientes quanto ao valor da sua utilização. E diga-se de passagem, a Alicia é bonita sem maquilhagem mas com maquilhagem ela é simplesmente um arraso.
E vocês queacham desta decisão da nossa catita Alicia?

No comments:

Post a Comment

Your thoughts