Apr 7, 2016

Contorno do rosto



A pedido de uma leitora aqui do blog, e porque eu sei que este é um assunto que atormenta as vossas cabecinhas, eu vou dedicar-me hoje à explicação do tema mais badalado dos últimos tempos, o contorno, ou o contouring se quisermos dar um ar mais style à coisa, ou então podemos dizer simplesmente que é aquilo que a Kim Kardashian usa e toda a gente sabe logo do que se trata.

Primeiro, e porque eu acho importante referir isto, o contorno sempre existiu, não foi nada que a Kim Kardashian tivesse tirado da cartola assim de um dia para o outro. Simplesmente, antes ninguém conhecia como contorno mas sim como modelação do rosto e apenas era praticado por maquilhadores especialistas em visagismo.

Segundo, o contorno não é para toda a gente. Já vos estou a imaginar a deitar as mãos à cabeça e a dizer "A mulher passou-se, então nem toda a gente deve fazer contouring que está tão na moda?" Não, nem toda a gente deve fazer contorno, ou pelo menos nem toda a gente deve adoptar o estilo Kardashian. Eu sei que isto é uma facada no vosso coração e na vossa ânsia de se tornarem nas rainhas da coisa, mas eu explico de maneira a que vocês percebam porquê.

O contorno é um jogo de cores, usa-se o escuro para sombrear e o claro para fazer sobressair. Ora isto basicamente quer dizer que vamos escurecer aquilo que queremos esconder e vamos aclarear aquilo aquilo que pretendemos sobressair. Mas antes de pôrmos pózinhos na nossa linda carinha convém saber onde os devemos pôr. Portanto, a primeira a coisa a fazer é olhar para o espelho e perceber qual é a forma do vosso rosto. Olhem lá para um espelhinho num instante, eu espero.
Já olharam? Conseguem definir se têm um rosto oval, redondo ou quadrado? Olhem bem, eu tenho tempo. Este post não vai desaparecer por isso levem o vosso tempo. É assim que vamos definir o tipo de contorno para cada uma de nós. Atentem:

Rosto oval - é aquele em que a parte central do rosto é a mais larga. O rosto é bastante equilibrado sendo que o rosto é mais longo do que largo. Neste tipo de rosto não há propriamente correcções a fazer. Estão com sorte, vão poupar imenso dinheiro. Apliquem apenas um blush nas maças do rosto e estão prontinhas para a festa.
Rosto redondo - é um rosto quase tão longo como largo. Para o alongar, vamos utilizar um modelador escuro por baixo do osso das maças do rosto, e vamos utilizar um modelador claro no meio da testa (muita calma na dose, nada de se largarem no iluminador) e no queixo. O blush será aplicado ligeiramente acima do osso das maças do rosto e ligeiramente em direção às têmporas (parece esquisito eu sei, mas o resultado é eficaz garanto).
Rosto quadrado - é um rosto que tem as têmporas, as maças do rosto, e o maxilar da mesma largura. É um rosto bastante angular. Para corrigir, vamos escurecer a linha do maxilar inferior e as têmporas. Com o modelador claro vamos iluminar a ponta do queixo e o meio da testa. O blush é pousado por baixo do osso das maças do rosto e ligeiramente puxado em direção da boca e dos olhos (não é para ir até à boca, é só uma ligeira aproximação).


Deixo-vos algumas ideias de bons produtos para se inicarem na arte do contorno, mas lembrem-se que só mesmo se for necessário e nos locais certos pode ser?






2 comments:

  1. Olá querida Ana e muito obrigada pelo post. Penso que o meu rosto é uma mistura entre o oval e o quadrado (se é que isso é possível). Vou experimentar e sem dúvida que vou contar-te tudo!
    Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Patrícia! Sim claro que é possível. O meu rosto também é assim, oval mas com certas características do quadrado porque tenho o maxilar inferior um pouco saliente. Fico à espera de ver os teus resultados! =)

      Beijinhos

      Delete

Your thoughts