Jan 26, 2016

O meu glossário maquilhagem #3


 
Hoje trago-vos esta linda expressão francesa que, assim traduzida por miúdos, quer dizer blush. Traduzida à letra seria "sombra para as bochechas". Ainda bem que a tradução não é esta e ainda bem que adoptamos a versão inglesa blush porque, diga-se de passagem, sombra para bochechas era feio. A verdade é que a expressão "fard à joues" também está a cair em desuso na língua francesa, e cada vez mais se utiliza a palavra blush para designar este produto, mas ainda aparece de vez em quando numa embalagem ou outra e por isso achei melhor explicar-vos na mesma.  
Originalmente, o nome deste produto era "rouge" ou seja vermelho, por ser usado para fazer as bochechas ficarem mais avermelhadas e só depois foi adoptada a palavra blush.
Este é um dos meus três essenciais da maquilhagem. A par do batom e do rimel, o blush é aquela parte essencial da maquilhagem para nos dar um ar saudável e bem dispostinho. Aliás, a palavra blush traduzida significa corar, e esse é mesmo o objectivo deste produto. Existe em diversas texturas, desde o líquido ao pó, passando pelo gel e pela pasta. E existe em vários tons que podem ser utilizados conforme o estilo de maquilhagem que pretendemos e segundo as características de cada um de nós.
 
 
E agora factos históricos sobre esta preciosidade:
 
 
1° Século a.C. - Os romanos utilizavam o fucus, um pigmento violeta, misturado com saliva para dar cor às bochechas.
 
Século dois d.C. - As mulheres palestinianas aplicavam uma mistura de amido, de chumbo branco e de tintura de cremesin sobre as maças do rosto, criando assim o primeiro blush.
 
1500 - As mulheres do Renascimento utilizavam o sulfureto de mercúrio como blush.
 
Fim do século XVII - A moda era o rosto muito branco e as bochechas muito vermelhas. Nesta época o blush era aplicado sobre as maças do rosto humidificadas, esfregando um pedaço de pele ou de lã espanhola, pintada de escarlate.
 
1863 - Alexander Bourjois, criador da marca Bourjois, lança o primeiro blush em pó de que há registo e era feito à base de frutos vermelhos.
 
1867 - A loja Altman & Company é a primeira loja a abrir um espaço dedicado a ensinar as mulheres a colocar o blush.
 
 
 

Este foi o primeiro criado de forma industrial pela marca Bourjois que ainda hoje existe.
 
Gostaram? Sabem de mais alguma curiosidade sobre a maquilhagem? Partilhem tudo comigo! Entretanto vou começar já a pensar na próxima palavrinha para o nosso glossário.


3 comments:

  1. Olá Ana, só agora descobri o seu blog, mas devo dizer que adorei!
    Gostava muito de ler um post dedicado à forma de aplicar blush!
    Beijinhos e obrigada por partilhar!

    ReplyDelete
  2. Olá Ana, só agora descobri o seu blog, mas devo dizer que adorei!
    Gostava muito de ler um post dedicado à forma de aplicar blush!
    Beijinhos e obrigada por partilhar!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Patrícia!! Ainda bem que gostou!!
      Sim, um dos próximos temas será a aplicação do blush!! Prometido!! 😊 Fique atenta!!

      Beijinho

      Delete

Your thoughts